Sobre o ILE
O instituto de Línguas Estrangeiras oferece uma ampla gama de cursos de línguas para alunos de todas as idades e níveis de habilidade. Com uma equipe altamente qualificada de professores experientes e uma metodologia de ensino eficaz, garantimos que nossos alunos tenham uma experiência de aprendizagem enriquecedora e atinjam seus objetivos de aprendizagem de línguas. Oferecemos cursos de línguas de inglês, espanhol, francês e alemão.
Nossa História
O desenvolvimento de ações educativas implica, além do compromisso com as atividades ditas formais, outras que são igualmente fundamentais para o crescimento intelectual dos nossos jovens. Dentre estas, o aprendizado de uma língua estrangeira passou a ser considerado como um requisito essencial para a ascensão do indivíduo no contexto profissional e socioeducacional onde ele atua. Além disso, para o prosseguimento dos estudos a níveis mais elevados como a especialização, o mestrado, o doutorado, o conhecimento de um outro idioma é condição “sine qua non” para que o estudante obtenha êxito.
Os desníveis socioeconômicos de nossa população são entraves para muitos indivíduos que não têm acesso às escolas particulares de idiomas que normalmente cobram mensalidades que estão acima das condições financeiras de grande parcela da população. Frente a esta realidade, entendemos que o poder público tem o dever de procurar diversificar a sua oferta de oportunidades de aquisição de conhecimentos a esta população carente de recursos. Pensando neste enorme contingente de estudantes que passam ao longo da vida escolar sem condições de fazer frente a esta necessidade cada vez mais impositiva do mercado de trabalho, é que consideramos de fundamental importância a existência de uma escola de Línguas dentro dos quadros da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca. Esta escola, além de oferecer cursos de idiomas à população escolarizável do município, garante também a diversidade e o crescimento cultural das ações desenvolvidas pela SMEC.
Com base nesse diagnóstico da realidade educacional da nossa cidade e do estado de Alagoas, a Secretaria Municipal de Educação criou em 1997, na gestão do Prefeito Severino Barboza Leão e do Secretário de Educação Luciano Barbosa, um instituto destinado ao ensino de Inglês e Francês aos alunos da rede municipal de ensino. No primeiro ano, o instituto teve seu funcionamento em uma sala da própria secretaria Municipal de Educação que funcionava na rua 30 de outubro, passando em seguida a funcionar em uma casa na rua Estudante José de Oliveira Leite, no Bairro São Luiz; e em seguida para a avenida Rio Branco, no centro da cidade, onde funcionou até o ano de 2021.
No primeiro ano de funcionamento, o Instituto atendeu com exclusividade aos alunos da rede municipal de ensino de Arapiraca; mas, em razão da grande procura por alunos de outros estabelecimentos e na própria comunidade, teve o seu atendimento estendido a toda a população.
Devido à procura cada vez maior de alunos pelo curso de Espanhol, o Instituto ampliou a oferta de idiomas incluindo língua espanhola e, posteriormente, língua alemã, aos interessados no aprendizado destes idiomas.
Contudo, embora a Secretaria Municipal de Educação tenha sido a idealizadora e criadora do Instituo de Língua, sua manutenção como escola gratuita pertencente ao município se tornou inviável tendo em vistas as despesas que demandavam com a contratação de novos professores e funcionários necessários ao funcionamento da instituição. Com isso, por não poder contar com orçamento destinado a sua manutenção, a partir do ano de 2012, o Instituo de Línguas Estrangeiras passou a ser uma entidade privada e mantida através da cobrança de mensalidade dos alunos.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Propiciar o acesso aos conhecimentos exigidos pelo desenvolvimento tecnológico e cultural do país na oferta de cursos de idiomas com vistas aos desafios impostos pela contemporaneidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Possibilitar o aprendizado de um ou mais idiomas pela população em geral;
- Oferecer cursos regulares de aperfeiçoamento aos professores de línguas estrangeiras;
- Servir de espaço permanente para a elaboração de pesquisas na área de linguística e ensino-aprendizagem de idiomas;
- Ser ponto de referência para os alunos e professores como um espaço de acesso às novas técnicas e métodos no ensino de línguas.