Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas

O QECR ( do inglês CEFR – Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment ) é um padrão europeu utilizado para descrever os resultados da aprendizagem de uma língua estrangeira em toda a Europa e, cada vez mais, noutros países do mundo.

O QECR também se destina a tornar mais fácil, para as instituições educativas e para os empregadores, a avaliação das qualificações linguísticas dos candidatos à admissão na educação ou no emprego. O seu principal objetivo é fornecer um método de aprendizagem, ensinamento e certificação que se aplique a todas as línguas da Europa.

Foi elaborado pelo Conselho da Europa como parte principal do projeto “Aprendizagem das Línguas para a Cidadania Europeia” entre 1989 e 1996. Em novembro de 2001, uma resolução do Conselho da União Europeia recomendou a utilização do QECR para o estabelecimento de um sistema de validação das habilidades linguísticas. Os seis níveis de referência (A1, A2, B1, B2, C1, C2) têm-se vindo a tornar amplamente aceites como o padrão europeu para a classificação da proficiência linguística de um indivíduo.

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas estabelece uma escala de seis níveis comuns de referência para a organização da aprendizagem das línguas e a homologação dos distintos títulos emitidos pelas entidades certificadas. A divisão agrupa-se em três blocos que respondem a uma divisão mais clássica do nível básico, intermédio e avançado.

No ILE os módulos são semestrais e seguem o QECR.

A1 Iniciante

  • Idade inicial: 7,8,9 anos – Módulos K1 e K2
  • Idade inicial: 10,11,12 anos – Módulos T1 e T2
  • Idade inicial: 13+ anos – Módulos P1 e P2
  • Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas.
  • Pode apresentar-se e responder a perguntas sobre detalhes da sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui.
  • Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.

A2 Básico

  • Módulos K3 e K4
  • Módulos T3 e T4
  • Módulos P3 e P4
  • Pode entender frases e expressões relacionadas com áreas familiares ao utilizador, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego.
  • Pode comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas.
  • Pode descrever de maneira superficial aspetos sobre os seus conhecimentos, o ambiente onde vive e as necessidades imediatas.

B1 Itermediário

  • Módulos K5 e K6
  • Módulos T5 e T6
  • Módulos P5 e P6
  • Pode entender os pontos principais sobre os assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer.
  • Pode lidar com situações quotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo).
  • Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse.
  • Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições.
  • Além disso pode ainda opinar de maneira limitada sobre planos e discussões.

B2 Usuário Indepedente

  • Módulos UK7 e UK8
  • Módulos UT7 e UT8
  • Módulos P7 e P8
  • É capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem da sua área de especialização.
  • Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma a que a comunicação ocorra sem esforço por parte dos interlocutores.
  • Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções.

C1 Proficiência Operativa Eficaz

  • Módulos AD9 e AD10
  • Módulos AT9 e AT10
  • Módulos P9 e P10
  • É capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com um certo nível de exigência, assim como reconhecer nestes, sentidos e idéias implícitas.
  • Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada.
  • Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
  • Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando o uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto.

C2 Domínio Pleno

  • Módulos AD11 e AD12
  • Módulos AT11 e AT12
  • Módulos P11 e P12
  • É capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com um certo nível de exigência, assim como reconhecer nestes, sentidos e idéias implícitas.
  • Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada.
  • Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
  • Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando o uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto.