Visita à Cidade de Nimweg na Holanda

Em uma ensolarada manhã de outono, partimos para a cidade holandesa de Nimweg em busca de conhecer uma das mais renomadas instituições de estudos psicolinguísticos da Europa: o Instituto Max Planck, que desenvolve estudos e pesquisas sobre aquisição da linguagem, assim como sobre aquisição de segunda língua. Queríamos observar como são feitas as pesquisas  pela universidade com crianças e adultos na questão do ensino de idiomas.

Ao chegarmos à cidade, ficamos encantados com a beleza de suas ruas arborizadas, suas casas típicas e seus canais que cortam a cidade. Caminhando em direção à universidade, nos deparamos com um grande edifício moderno, com fachada de vidro e aço, que se destacava em meio aos prédios históricos ao redor. Era o prédio do Instituto Max Planck.

Ao entrar no instituto, não tivemos problemas para conversar com as pessoas, mesmo não falamos holandês, pois felizmente na Holanda todas as pessoas falam inglês. Assim, conhecemos algumas pesquisas psicolinguísticas, ficamos maravilhados com a tecnologia de ponta utilizada para estudar a relação entre a linguagem e o cérebro humano, bem como a interação entre a linguagem e a cognição. Ficamos impressionados com o quanto a linguagem pode influenciar a forma como pensamos e percebemos o mundo ao nosso redor.

Ao final da visita, nos despedimos com a sensação de ter aprendido muito sobre a fascinante área da psicolinguística e com a certeza de que o Instituto Max Planck é um dos principais centros de estudos nessa área no mundo. Certamente, esta foi uma experiência única e enriquecedora que ficará marcada em nossas memórias para sempre.

Ronaldo Leão
Ronaldo Leão

Prof. Mestre em Linguística

Artigos: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *