O Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é celebrado em diferentes datas ao redor do mundo. Enquanto em alguns países a data é comemorada em 14 de fevereiro, em outros ela ocorre em 14 de março, 14 de abril, 7 de julho, 12 de dezembro, entre outras datas.

Nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e em outros países, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro. Essa data é conhecida como Valentine’s Day e tem origem na história de São Valentim, um mártir cristão que, segundo a lenda, teria casado secretamente casais apaixonados durante o Império Romano.

O bispo São Valentim viveu durante Império Romano, no século 3 – tempo em que muitas guerras estavam acontecendo. Naquela época, o Imperador Cláudio II proibiu o casamento porque achava que soldados solteiros eram combatentes melhores. Mas Valentim realizou muitas uniões clandestinamente.

Até que um dia ele foi descoberto, preso e condenado à morte. Mesmo atrás das grades, o bispo recebeu cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por realizar seus casamentos. Também foi na cadeia que Valentim se apaixonou por uma mulher, mesmo sabendo que jamais ficariam juntos.

A moça era cega e filha de um dos carcereiros. Reza a lenda que foi Valentim que, milagrosamente, a fez enxergar novamente. Antes de sua execução, no dia 14 de fevereiro de 269 d.C., o bispo escreveu uma carta de despedida à sua amada, terminando o texto com a frase: “De seu Valentim”.

Mais de 200 anos depois, no ano de 496, o Papa Gelásio canonizou Valentim, fazendo com que milhões de religiosos recordassem os seus feitos. A data da sua morte foi escolhida pela igreja como o Dia dos Namorados para incentivar casais que pretendiam casar, mas em 1969, a data deixou de ser celebrada oficialmente pela Igreja católica.

No Japão, o dia dos namorados também é comemorado em 14 de fevereiro e nessa data, são as mulheres que presenteiam os homens com chocolates e outros presentes. Já em 14 de março, é celebrado o White Day, quando são os homens que presenteiam as mulheres.

Na Coreia do Sul, o dia dos namorados é comemorado em três datas diferentes ao longo do ano. Em 14 de fevereiro, é comemorado o Valentine’s Day, quando as mulheres presenteiam os homens com chocolates. Em 14 de março, é celebrado o White Day, quando os homens presenteiam as mulheres com doces e outros presentes. Já em 14 de abril, é comemorado o Black Day, quando as pessoas solteiras se reúnem para comer jajangmyeon, um prato de macarrão com molho de feijão preto.

Jajangmyeon

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Essa data foi escolhida pelo publicitário João Dória em 1948, como uma estratégia para aquecer as vendas no mês de junho, que sempre earm muito fracas.

Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. O dia 12 foi escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

Na Argentina, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, assim como nos Estados Unidos e em outros países.

Em resumo, as diferentes datas do Dia dos Namorados refletem as diferentes culturas e tradições de cada país. Cada data tem suas próprias peculiaridades e rituais, mas todas têm em comum a celebração do amor e da união entre casais apaixonados.

A nossa proposta no ILE é de não somente ensinar um idioma, mas de contextualizar com a cultura que o rodeia. Venha para o ILE que te ajudaremos a conquistar o mundo.

Redação Ileonline
Redação Ileonline
Artigos: 8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *