Qual a melhor forma de se aprender uma língua estrangeira?
Muitas pessoas querem saber qual o melhor método para se aprender uma língua estrangeira. Se você for procurar na internet, vai encontrar uma grande variedade de métodos que são apontados como sendo o melhor ou o que apresenta os melhores resultados.
Tem até aqueles que prometem milagres como aprender dormindo ou aprender em poucos meses. Nada disso é verdadeiro. Não existem formas milagrosas que façam com que se aprenda uma língua em pouco tempo porque o nosso cérebro precisa de tempo pra sedimentar os conhecimentos. Na verdade, a maioria desses métodos são indicados por pessoas cujos interesses são muito mais financeiros do que didáticos, haja vista que a maioria deles não foram idealizados ou estruturados por uma equipe de linguistas ou de pessoas com formação adequada para o assunto. São apenas professores de inglês ou de outras línguas estrangerias que possuem experiência ensinando uma determinada língua, geralmente online.
O fato é que a melhor forma de se aprender uma língua estrangeria seria morar no país onde ela é falada. Assim você estaria completamente imerso na língua e na cultura daquele país se acostumando assim, com mais rapidez com o som das palavras do idioma em estudo.
Vivendo no país onde a língua é falada, você é obrigado a conviver diariamente com pessoas que falam com você naquele idioma, e isso faz com que a gente se sinta muito estimulado a praticar esse novo idioma no dia a dia – até por uma questão de necessidade de comunicação. Mas como nem todos possuem essa oportunidade na vida, temos que recorrer aos métodos que estão ao nosso alcance aqui mesmo onde vivemos. Vai exigir de nós um pouco mais de esforço, claro, mas nada que uma boa prática e um bom tempo de dedicação não possa resolver.
Alguns conseguem aprender estudando em cursos on-line, já outros necessitam da aula presencial com o professor na sala participando diretamente no processo comunicativo. Particularmente, acreditamos que a melhor forma de se aprender é mesmo com aulas presenciais, interagindo com o professor. Sabemos que linguagem é uma ação humana e que se aprende melhor na pratica da conversação entre pessoas face a face; e, nesse caso, nada melhor do que uma aula presencial.